Pinterest Ads – Anúncios e Tráfego Pago no Pinterest
Pinterest Ads – Anúncios e Tráfego Pago no Pinterest
O Pinterest Ads está agora disponível para nós brasileiros sedentos por internet!!!
O Pinterest é um dos sites mais importantes e visitados da Web e na verdade, existem pontos que apresentem que a plataforma tenha muito mais de 100 milhões de users ativos. O que faz desta plataforma ser ainda mais interessante, é o fato de que ela agora no Brasil permite que profissionais de marketing façam anúncio no Pinterest. Em resumo, agora na america latina e para os brasileiros esta funcionalidade está disponível.
Na realidade, o Brasil foi escolhido como o primeiro país da américa latina a ter esta funcionalidade liberada, então, devido ao Pinterest ser nova plataforma e canal de publicidade, os níveis de competição para todos são relativamente baixos. Então #bora-pra-frente
Isso significa? Uma oportunidade grande e importante.
Let’s go!
Como o Pinterest funciona?
Se você já sabe, pular este capítulo… se não, o Pinterest se descreve como sendo um ‘website de fazer marcações.’, como o nome diz, PIN! 🙂
Significa que as pessoas podem fazer ‘Pin’ (marcador) em qualquer coisa que achem na internet e redes sociais que por sua vez irão aparecer nos respectivos ‘Painéis’ dentro do próprio Pinterest. Estes por sua vez podem usar o Pinterest sendo canal de share para as suas ‘marcações,’ (pins) ou somente como uma forma de guardar as suas coisas para um uso futuro.
Aqueles que desejam buscar conteúdo usam a barra de busca do Pinterest, para ver o que as outras pessoas estão compartilhando.
Como a sua natureza de colaboração é ativa, números mostram que 96% dos usuários do Pinterest o utilizam para pesquisar sobre o que estão comprando. Além disso, 87% das pessoas reportam que o Pinterest as ajudou a decidir o que comprar – o que significa que elas agiram a partir de informações que descobriram dentro do Pinterest.
Resumo do Pinterest em números atualizados em 2021
- mais de 100 milhões de users ativos
- 96% dos usuários do Pinterest utilizam para pesquisar sobre o que estão comprando
- 87% das pessoas reportam que o Pinterest as ajudou a decidir o que comprar
- 80% da base de usuários foi estimada como sendo do sexo feminino em 2014
- Já em 2021, 71% dos usuários estão estimados como público feminino
- 35% dos usuários são entre 35-49 anos
- 34% dos usuários estão entre 18-29 anos
- 70% dos usuários do pinterest tem grau acadêmico
- Mais de 50% dos Pinners vivem fora dos Estados Unidos da américa (USA)
- Nos EUA 42% são mulheres adultas que usam o Pinterest
- Nos EUA 80% das mães que usam a internet usam também o Pinterest
- Nos EUA 30% do usuários do pinterest estão nas áreas suburbanas
- A média de idade dos usuários do Pinterest é 40 anos, todavia, a maioria dos pinners ativos estão abaixo dos 40 anos
- 144.5 milhões – é o number de pessoas que uma campanha pode atingir com um Ads no Pinterest.
- 28% dos usuários americanos de social media são usuários de Pinterest
Que tipo de público-alvo seu negócio atende?
Antes de entrarmos mais a fundo, vale considerarmos primeiro o tipo de público-alvo que o seu negócio busca atender.
Pelo Pinterest possuir uma base de usuários relativamente grande, essa base de usuários tende a ser composta na sua maioria por um certo tipo de características demográficas, da mesma forma que outras plataformas de redes sociais de nicho.
Se você analisar as estatísticas, irá descobrir que a maior parte da audiência no Pinterest é do sexo feminino. Então aqui já ficam dicas dos tipos de e-commerces e vendas online que podem ser utilizadas! 😉
Obviamente que a estatística nos ensina que métricas rígidas tendem a sofrer variações e ajustes no tempo, pois dependem dos dados que forem observados e do momento no qual eles foram agrupados. Para ter uma ideia, em 2014 o site MarketingLand.com analisou e estimou que 80% da base de usuários era do sexo feminino na época. Já em 2021 podemos observar que esta taxa ainda é alta, passando para 71% dos usuários e por sua vez, mais de 90% dos pin sendo postados por mulheres. É muuuuuuuuuita coisa. Então se você tem algum negócio digital que esteja voltado para este grupo de pessoas, aqui pode ser o seu canal… e claro que nós da Last Rocket podemos ajudar hehe 😉
É importante ter conhecimento disto, pois poderá ser difícil utilizar a opção de tráfego pago do Pinterest se o seu público-alvo for completamente diferente deste mencionado. Ou seja, obviamente, isso não significa que as suas campanhas não irão funcionar se o seu público não estiver assertivo. É apenas algo para se pensar, caso identifique resultados ruins na plataforma, se comparado com Facebook Ads ou ao Google Ads.
Obviamente que isto passa por perguntas óbvias, como idade, gênero, escolhas de carreira, o que comem, pensam, agem e compram. Todavia, se seu negócio já possui um Painel no Pinterest, você pode utilizar os insights fornecidos pelo próprio Pinterest para descobrir quem é o seu público-alvo. É muito legal e super esclarecedor. Para fazer isso, entre em business.pinterest.com e aproveito o poder dos números. Se você ainda não tem uma conta business do Pinterest, corre! 🙂
Um overview da parte de Analytics e Ads do Pinterest
Dentro da parte de analytics do Pinterest você pode encontrar insights interessantes sobre público, acessos, interesses relacionados com seus pins e perfil. Veja abaixo algumas imagens do dashboard.
Em único menu toda parte de Ads, diferente das outras plataformas que são cheias de idas e vindas em menus e telas rsrsrs
Visualização de entregas visualmente simples.
Isso aqui é muito legal!!! Interesses e sub-interesses dos “conectados” com sua conta :))
Olha a confirmação do público feminino aqui #ficadica 😉
Um documento interessante contém as análises e predições do Pinterest para 2021. Para acessar, basta clicar aqui!
Created by Esdras Floriani Holderbaum
Head of Digital, Analytics & Innovation
LAST ROCKET | DIGITAL MARKETING AGENCY
Base de Pesquisa e Resumo: Nei Patel | MarketingLand.com | statista.com | pewresearch.org
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