Em 2020, muitos negócios e vidas mudaram da vida para a noite e durante 2021 começamos a entender melhor o panorama da pandemia nos adaptando para uma nova realidade. A forma de comprar, de trabalhar e de se divertir mudou. A versão digital dos eventos tomou conta da nossa realidade. Então quais as mudanças no comportamento dos consumidores e oportunidades em 2022 que isto pode gerar?
No decorrer desses dois anos muitas informações novas estão sendo criadas buscando criar o entendimento deste novo comportamento. Como as pessoas estão comprando? Qual conteúdo estão consumindo? Qual o sentimento mais marcante nesse tempo?
Reunimos abaixo as principais tendências de comportamento e consumo de 2021, para relembrarmos que, junto ao turbilhão de transformações que aconteceram, apareceram também muitas oportunidades de negócio.
Acompanhe:
Dados da nova vida na quarentena
O momento importante também foi marcado pelo aumento no ritmo das mudanças digitais. Mas como estão os brasileiros com isso tudo? A incerteza trouxe medo e insegurança e cresceu a procura por ajuda.
Meditação, yoga no YouTube, cursos, aprender novas receitas, fazer video conferências, pedir delivery, almoçar em família, limpar a casa, arrumar a casa, planejar as finanças. O artigo que reúne dados de mais de um ano de análise da Vida na Quarentena mostra que cada um criou suas próprias soluções:
Esportes e bem-estar
No mundo desportivo (de esportes) também ocorreram grandes evoluções. Junto da pandemia, esportes outdoor, como futebol, tiveram que dar parar por um tempo, porém surgiu uma certa urgência de praticar atividades físicas, muitas vezes dentro de casa, pensando em saúde física e mental.
E novas atividades representam novas oportunidades. Por exemplo, imagine alguém que decidiu correr na rua. Que tênis comprar? Qual a melhor roupa para o treino? Por onde começar a corrida?
À medida que fomos entendendo a pandemia começamos a sair para fazer exercícios em lugares abertos.
Moda e beleza: de fora para dentro
No mundo da moda e da beleza, empresas identificaram novas tendências de comportamento e consumo em meio ao conturbado novo normal. Os números mostram alta preocupação do brasileiro com a sua aparência: 76% diz gostarem de se sentirem mais bonitos e bem-cuidados.
Buscas por “roupas confortáveis”, “material esportivo”, “produtos de skincare e para o cabelo” cresceram de forma importante. Por que? Porque para os consumidores a aparência é uma das dimensões do bem-estar, assim como saúde, forma física, nutrição, sono e mindfulness.
Voltamos a nos deslocar. E o que as marcas têm com isso?
Com o avanço da vacinação no Brasil e a respectiva redução no número de casos de COVID, a retomada das atividades é uma realidade. O Waze e Google Maps tem registrado alta nas navegações: crescimento de 32,1% nos deslocamentos para salões de beleza. 22,4% para o varejo em geral e 14,4% para restaurantes. Isto mostra um aumento importante nos índices de movimentações em 2021 em relação a 2019, para atividades ao ar livre, campings e praias. E 2022 evoluindo mais ainda.
Próximos passos
A pandemia parece ter passado e ainda vislumbramos dias melhores. Em 2019 o marketing mudou, em 2020 amadureceu e 2021 evoluiu. 2022 é um outro padrão tornando com tudo isto um consumidor mais omnicanal do que nunca e com aprendizados de adaptação rapida.
Somente ao entender os desejos e as reais necessidades das pessoas, por meio de dados e insights sobre tendências de comportamento, poderemos transformar a atuação do marketing em 2022. O ano mal começou e já temos um movimento totalmente diferente.
Texto original – Think With Google: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/tendencias-de-comportamento/tendencias-comportamiento-2022/
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Abaixo você estará dando o primeiro passo para poder decolar seu negócio via web.
Caso não queira esperar nosso retorno, ligue agora para um dos nossos números.
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