O jeito certo de gerenciar Facebook Ads
Para muitas atividades têm protocolos, modelos definidos, regras bem estabelecidas que fazem o trabalho fluir como tem que ser. Há o jeito certo de gerenciar Facebook Ads?
Para muitas outras, existem tendências, estilos (e aí entra também o bom-senso, gosto pessoal e afins) e técnicas.
Quando falamos de criativos, todo mundo tem uma opinião e um jeito diferente de fazer.
Não tem verdades. Tem preferências e conhecimento misturados para fazer um bom trabalho (e mesmo assim ser alvo dos opinadores de plantão hahahaha). Muitos falam e dão opinião sobre o jeito certo de gerenciar Facebook Ads, mas ninguém fala quais pontos são importantes, mesmo antes de iniciar.
Agora, quando o assunto é resultado e métrica, muita técnica e procedimentos estão envolvidos para a coisa funcionar da forma correta, evitando dor de cabeça.
Abaixo seguem 4 (quatro) pontos que encontramos em 99% das contas que pegamos para gerenciar, parte dos nossos serviços como agência e que pensamos em compartilhar com você para conhecimento e quem sabe ajudar de alguma forma.
Reunimos aqui 4 dicas de ouro sobre gerenciamento de Facebook Ads.
É pra ler, reler, guardar e aplicar no dia a dia da sua empresa.
Se você for funcionário ou autônomo, as dicas são as mesmas. Cliente é cliente, em qualquer lugar. Certo?
O jeito certo de gerenciar Facebook Ads #1: ATIVOS
Vamos te explicar os motivos de usarmos a conta de anúncios do cliente na hora de configurar campanhas no FB.
Traduzindo: não usamos a conta de anúncios da agência para configurar os anúncios dos clientes.
Como principal regra do próprio Facebook Business Manager, os ativos criados no gerenciador de negócios até podem ser cedidos/compartilhados a outra conta, mas não podem ser transferidos. Portanto, se os seus ativos estiverem em um business manager de terceiros, você não terá como reivindicar a propriedade deles na conta da sua empresa que você venha a criar. Algumas coisas dá para transferir, mas muitas vezes gera uma dor de cabeça desnecessária! 🙂
Assim, pixels, conversões personalizadas e contas de anúncios podem ser perdidas, o que leva à perda de dados e inteligência contida nesses ativos.
Se a sua empresa não é a proprietária das contas, fique esperto. É provável que isso se torne uma dor de cabeça.
O jeito certo de gerenciar Facebook Ads #2: PARCEIROS
Na dica #1 falamos sobre “ativos”, que é uma palavra bonita de se usar.
Mas você sabe o que são os ativos?
São: páginas do Facebook, contas de anúncios, contas do Instagram, pixel, conversões personalizadas.
Pela orientação do próprio Facebook é recomendado que agências e pessoas que ajudam a gerenciar a empresa sejam adicionadas como um parceiro.
Isso mesmo!
Se você é autônomo, freelancer, funcionário de alguma empresa e cuida das contas, ou se é uma agência, a regra é a mesma:
** pessoas que ajudam a gerenciar as contas devem ser adicionadas como um parceiro **.
Bônus: confirme com seu fornecedor como ele atua e fique esperto. Evite que isso se torne uma dor de cabeça.
Traduzindo: o cliente detém a sua conta de anúncios. A Last Rocket é adicionada como parceira para executar campanhas e gerenciar FB ads.
E segue a leitura que vem mais dica importante.
O jeito certo de gerenciar Facebook Ads #3: PERFIL FAKE
Quando uma agência ou terceiro (freela) cuida do seu ambiente de FB Ads sem respeitar essa política de boas práticas que vimos nas dicas #1 e #2 e utiliza contas Fake para gerenciar as redes, o que pode acontecer é: Toda vez que alguém da equipe sai tem que trocar a senha do perfil fake e assim é que se perde o controle de “quem fez o que”.
No histórico fica atribuído a um nome só, que é do perfil fake.
Quando tem a “Camila’, “Esdras” e “Alana” numa página, a gente consegue ver quem fez o que.
Na Last Rocket é assim!
Se surgiu alguma dúvida, releia as dicas #1 e 2#.
Senão, segue pra #4.
FB Ads: o jeito certo de gerenciar #4: CONTA “FRIA”
Nesse 4o conteúdo vamos falar da Conta de Anúncios “FRIA”, ou seja, sem aprendizado. Uma conta de anúncios sem histórico.
Triste, né?
Quando se pega uma conta que não está nas mãos do cliente, geralmente se perde todo o histórico, pois o terceiro que gerenciava a conta pode não repassar essas informações, afinal, todo histórico está na conta de anúncios dele (seja agência, freela, ou mesmo funcionário que cuidava das redes sociais e foi embora).
Isso faz com que seja necessário iniciar um trabalho de coleta de dados totalmente do zero, o que exige mais esforço e investimento para iniciar uma captura de dados reais e confiáveis. A partir daí, é possível atuar de forma estratégica e visando a geração de resultados.
Pra fechar o assunto sobre gerenciamento de Facebook Ads: conta de anúncios não é brincadeira!!!
Se a sua empresa detém todo o ambiente dos seus ads, maravilha!!
Se não, corra contra o tempo! É hora de organizar a casa para fazer do jeito certo.
A Last Rocket cria todo ambiente na conta de anúncios do cliente! #ficaadica 😉[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
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