Redução de 8.48% nas vendas por ecommerce em abril 2022. Conforme dados MCC-ENET
O Brasil apresentou redução de 8.48% nas vendas do setor de ecommerce em abril 2022 comprando com o mês de março. Já o faturamento também com queda e um resultado negativo de -2,77%. Ou seja, os novos hábitos de compras online do brasileiro não estão mantendo a garantia dos resultados positivos nos últimos meses. Estes dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust (Movimento Compre & Confie), em parceria com o camara-e.net (Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital).
Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE da camara-e.net, comenta que historicamente abril sempre foi um mês de redução no varejo em geral, não apenas no ambiente online de e-commerce. A redução de 8.48% nas vendas do setor de ecommerce em abril 2022 tem boa parte, como motivador de ser menos aquecida, devido que os consumidores trocam despesas com lazer, em razão de feriados existentes nessa época. Este ano foram dois feriados importantes durante a semana.
Outro ponto que vale ressaltar é que as compras em shopping centers (físicos) para o dia das mães teve resultado acima da expectativa do setor que era de 19%. Esta taxa atingiu por volta dos 28,6% de acordo com a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers).
Qual foi a vendas online (e-commerce) em abril 2022?
Se compararmos as vendas praticadas pela internet, em abril de 2022 X abril de 2021 o resultado apresenta uma leve alta de 1,52%. No acumulado deste ano, o crescimento segue em na casa dos 9,63%.
Comparação por região, abril X março reduziu:
- Norte (-6,72%)
- Nordeste (-7,90%)
- Sudeste (-8,31%)
- Centro-Oeste (-8,85%)
- e Sul (-10,02%)
No acumulado do ano, as mesmas regiões acumularam:
- Norte (28,03%);
- Nordeste (19,50%);
- Centro-Oeste (14,19%);
- Sul (12,09%);
- Sudeste (5,74%).
Qual o resultado de faturamento de Abril 2022?
Abril 2022 X Abril 2021 a queda foi de 6,45%. Por outro lado, no acumulado do ano segue em expansão de 6,27%. Notamos então que além de redução na quantidade de conversões, houve também redução no ticket médio.
Ao comparar os dados de faturamento por região, entre os meses de abril e março, o desempenho foi:
- Norte (-9,26%);
- Nordeste (-10,82%);
- Sudeste (-12,95%);
- Centro-Oeste (-13,56%);
- e Sul (-14,75%).
Na comparação do acumulado no ano, os resultados foram:
- Nordeste (11,68%);
- Sul (10,95%);
- Norte (10,50%);
- Centro-Oeste (6,67%);
- e Sudeste (3,33%).
Como ficou o share do e-commerce no comércio do varejo?
Em março de 2022, o mercado online representou 13,2% do comércio varejista restrito. No acumulado dos últimos 12 meses, a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 12,4%. Dados com base na última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE divulgada no dia 10 de maio deste ano.
Como ficaram as categorias do varejo?
A fatia de compras realizadas no e-commerce por segmento ficou assim:
- equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: (42,1%)
- móveis e eletrodomésticos: (29,2%)
- vestuário, calçados e tecidos: (10,6%)
Demais categorias seguiram:
- artigos farmacêuticos, ortopédicos, médicos, de perfumaria e cosméticos: (7,3%)
- outros artigos de usos pessoal e doméstico: (5,4%)
- hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: (3,9%)
- e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria: (1,5%)
Dados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE
Consumidores online
Uma outra métrica avaliada pelo MCC-ENET mostra que, neste primeiro trimestre de 2022, 17,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Este número é interessante, mas parece que o boom da pandemia (época de ouro) está estabilizando também no mundo digital.
MCC-ENET (metodologia)
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para criar o índice, a Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro. Adiciona então processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET apresenta uma visão completa sobre o e-commerce no país buscando com fundamentação análise de: percentual nacional e regional de transações/vendas online, faturamento R$ do setor e ticket médio. Analisa também mensalmente o share mensal do e-commerce no comércio varejista e o crescimento deste setor no varejo (vale também a participação das vendas por categoria). A participação dos internautas que realizaram pelo menos uma compra trimestral na internet também está contemplada no índice.
Não faz parte dos cálculos da MCC-ENET os dos marketplaces MercadoLivre, Webmotors e OLX. Também não faz parte o setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de alimentação e transporte, pois estes sites não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.
Se quiser acessar o estudo completo, Clique aqui
Base do artigo original, clique aqui
Quer saber mais? A LAST ROCKET pode ser seu braço digital para performance de e-commerce.
Fale conosco. 😉
Comentários recentes